terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O verdadeiro Natal...



Presentes. Ceia. Árvore. Compras. Luzes. Cartões. Para você, o Natal é realmente só isso?

Chegamos naquela época do ano onde ouvimos a todo instante: "de novo chegou dezembro, como o tempo passou voando". Os shoppings e centros de comércio estão abarrotados de gente, os supermercados com filas intermináveis, as ruas estão decoradas com enfeites natalinos e nota-se muita correria. Pessoas se movimentando para lá e para cá em um ritmo frenético, lutando contra os seus relógios, em prol de conseguirem fazer tudo o que desejam.

Crianças são questionadas sobre o que é o natal para elas, e como não poderia deixar de ser, a resposta é sempre uma só: papai noel. Não vêem a hora de ganhar seus presentes tão aguardados, mesmo na maioria das vezes estes sendo entregues muito antes do dia 25 ou não sendo tão merecidos assim como prega a lenda de serem bons meninos durante o ano.

Neste auge de contradições, corre - corre e consumismo exacerbado, paremos e refletimos por um instante. Será que esta data vem sendo comemorada como realmente deveria ou cada vez mais estamos nos deixando levar por uma inversão de valores?

O real significado do natal é a lembrança do nascimento de Jesus Cristo. Na verdade, não só a lembrança, mas sim, o resgate a todas as dádivas que o mestre nos ensinou carinhosamente, como o perdão, a fraternidade, o amor, a humildade, a gentileza.

É fácil teorizar, o complicado é colocar em prática esta mensagem do bem, que tanto se afasta de nós nestas vidas tumultuadas que levamos hoje.

Mas, nunca é tarde para abrirmos os nossos olhos e enxergarmos que o natal deve se fazer presente o ano todo, não apenas no final de dezembro. Que o ano novo, nada mais é do que uma oportunidade que temos de sermos diferentes, mas que não precisa começar necessariamente dia 1 de janeiro, pois podemos começar um novo ano e uma nova conduta dentro de nós hoje mesmo, basta a gente querer isso.

Olhemos o Natal como uma época de paz, harmonia entre as pessoas, proximidade com quem estivemos longe o ano todo, fraternidade a nossos irmão sofredores, reunião com familiares queridos, alegria.

Ruas iluminadas, luzes por toda a cidade, casas enfeitadas, pessoas mais dispostas a um abraço sincero, mesmo que este seja ainda apenas um por ano, mas ainda assim já é uma boa atitude, melhor do que nada.

Vamos aproveitar que esta é uma época que paira sobre o planeta, uma atmosfera mais suave, mais doce, mais fraterna (daí o motivo de muitas pessoas ficarem emocionadas ou se sentirem mais sensíveis e felizes em dia de Natal) e sentirmos Jesus dentro da gente, nos voltando para a espiritualidade e agradecendo a tantas bênçãos recebidas, vitórias alcançadas, oportunidades concedidas.

Que saibamos enxergar o natal brilhar exteriormente, mas também, que o deixemos brilhar dentro de nossos corações, acreditando em um mundo de paz, de esperança e em pessoas sinceramente mais felizes e mais humanas.

Merry Christmas and happy New Year - F.G.

5 comentários:

  1. Olá Felipe! Passei pra te fazer uma visita e agradecer os elogios no meu blog. O que precisar, farei o possivel para ajudar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que o seu Natal seja repleto de felicidade e paz!

    O blog esta otimo!

    Fernando D'Angelo

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe:

    Adorei sua mensagem de natal, suas palavras sempre tocam meu coração. Vc sempre escreve coisas muito bonitas. Nao podemos deixar de esquecer que o natal significa o nascimento de Cristo, época de união, perdão!!!! Um super beijo para vc!!

    ResponderExcluir
  4. Quando penso no natal, penso em como seria se no meu aniversário todos se reunissem, trocassem presentes, comemorassem e se quer me olhassem ou me desejassem um feliz aniversário!
    É isso que boa parte de nós faz... Comemora o aniversário esquecendo-se do aniversariante!
    Gostei do blog!
    Que o Senhor te proporcione um 2011 abençoado!

    ResponderExcluir
  5. Pra mim o Natal é a época mais importante do ano, por isso gosto que ele tenha uma data especifica, rs!
    Está muito bom o seu blog e os seus textos.! Estarei sempre espiando.
    beijos F.G

    ResponderExcluir