quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Olhar sem ver.


Tinha planejado escrever sobre outro tema. Toda a estrutura do texto e as principais idéias já estavam arquitetadas em minha mente, quando de repente, decido mudar o foco.

É justamente sobre isso então que será meu novo post: foco. Exercitando nossa cabeça, vamos nos questionar porque sempre tendemos a enxergar as coisas pelo seu lado negativo? Porque sempre ressaltamos o que nos falta, ao invés de agradecermos o que temos? Porque falamos mal antes de pensarmos e depois mudamos nossa opinião sobre algo?

A maioria das pessoas olha sem ver, fala sem pensar, ouve sem entender o que está ouvindo. Não basta ligarmos o "botão automático" e sairmos por aí vivendo. As coisas não são bem assim...

É relevante afirmar que toda situação, por melhor ou pior que se apresente, possui seu lado bom e seu lado ruim. Enxerguemos isso ou não. É fato!

O acaso não existe e se, nos deparamos com determinado acontecimento, cabe a nós mesmos escolhermos para qual ângulo iremos direcionar o nosso olhar. Se for para o lado negativo, nos faremos de vítimas da vida, aplicaremos a auto piedade, nos revoltaremos, sofrendo e caindo cada vez mais nas teias da tristeza e do vazio depressivo. Mas, se nossa opção for o lado positivo, iremos enxergar o bem desta ocasião, as mudanças salutares que irão transcorrer, o aprendizado que iremos desenvolver e a oportunidade que nos foi concedida.

Pessimistas de plantão logo irão vaiar meus escritos e dizer: "nem tudo que acontece tem seu lado positivo". Sinto desapontar-lhes, mas tem sim. Às vezes, tentamos e não conseguimos ver isso e o que devemos então fazer é buscar, lá no fundo do acontecimento, da dor, da mudança ou da situação. Certamente estará escondido ali algo benéfico, algo que nos é bem vindo senão hoje, no futuro.

Sim, somos seres humanos errantes, certamente temos imperfeições e defeitos, mas estas falhas não podem prevalecer em nós. O nosso lado escuro tem que ser inferior a nossa luz, a nossa claridade viva, ávida, brilhante...

Do mesmo modo que todas as pessoas tem acertos e erros, as situações têm suas vantagens e desvantagens, e, da mesma maneira que buscamos que nos enxerguem por nossas qualidades (amenizando assim nossos defeitos), vamos enxergar e priorizar o positivo de tudo: de nós mesmos, de nossas vidas, das outras pessoas, dos fatos cotidianos e das situações que acontecem.

Tudo pode se virar a nosso favor, tudo pode conspirar para o nosso bem.

Atrás de uma cara fechada pode haver uma pessoa doce e bondosa. Atrás de uma aparente discussão pode haver um diálogo construtivo e edificante. Atrás de uma incessante cobrança do ser amado, pode haver um amor verdadeiro e protetor.

Mude o seu foco. Valorize as belezas, busque esquecer o mal...Todos merecemos sermos vistos por nossa luz, nunca por nossa sombra...

Positive side - F.G.

8 comentários:

  1. Somos mutantes Lipe!
    Mudamos o foco a todo momento.
    Desde a descoberta do livre arbítrio, nós os seres pensantes, somos tratados, com medo e desconfiança. Mas em todo o mundo só aumenta a espécie de seres pensantes, o que nos possibilita descobrir e criar mais do que todos os que estão estagnados em sua própria inteligência, por achar que já descobriram demais.
    Será que nós seremos os próximos a dominar o mundo?
    Seja lá qual for a verdade, sei que compartilhar o mundo nunca foi e nem será o atributo mais nobre da humanidade, portanto precisamos por meio de nossas mentes conquistar o nosso espaço.

    ResponderExcluir
  2. Sempre busco ver o lado melhor das pessoas ou situações.
    Não se deve defender a paz usando um tanque de guerra.

    Muito bacana o uso que você faz desse espaço.
    Abração do amigo "Calcanhar" aqui.

    ResponderExcluir
  3. É Felipe.... Fico feliz de ver que um ponto de luz em uma família na qual eu conheci, e já fiz parte ,tem esses pensamentos e que acredito que possa radiar. e que leve as suas palavras e reflitam sobre elas " a maioria das pessoas olha sem ver, fala sem pensar, ouve sem entender o que está ouvindo." Abraços!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto cara, Parabéns.

    http://musilitica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Show de bola seu blog, visual simples. Porém agradável aos nossos olhos. Gosto muito disso em blogs!

    Quanto ao seu texto, acho que conseguiu abranger tudo e fazer com que o seu leitor [incluindo a mim] se desligue e tudo ao seu redor, para viajar dentro de sí, e se pergunte coisas que antes não faria questão de se auto-questionar! Isso é o que chamo de uma boa viagem interior. - Isso só acontece quando se lê um ótimo ESCRITOR...

    Parabéns!

    Se puder visite meu cantinho? Sua presença por lá fará total diferença. Se quiser deixar um comentário SERÁ ÓTIMO...

    http://euvoustar.blogspot.com - Certas Coisas

    ResponderExcluir
  6. Talvez as pessoas devessem desenvolver menos seu caráter adaptativo. Se adaptam a tudo quando é padrão pré-moldado e por isso acabam por emanar mais sombras do que luz. Emanando mais sombra, destacam-se as sombras; e a parte luz acaba esquecida.
    Gostei do texto!

    ResponderExcluir
  7. "Tudo depende do ponto de vista de um ponto"; "Há quem chore porque as rosas têm espinhos,outros sorriem ao descobrir que depois dos espinhos têm rosas". O nosso cotidiano está repleto de frases feitas, e que repetimos vez ou outra, sobre a maneira como analisamos os fatos. Tudo depende do ângulo no qual encaramos as coisas. Mas por que então essa lacuna positiva que vez ou outra bate a nossa língua? Achei muito boa a sua ponderação, sua análise. Compartilho da sua opinião e só acrescento o meu pensamento, que responde a minha própria pergunta: as pessoas têm perdido o hábito de pensar, de refletir. Tudo acontece ao mesmo tempo, precisamos ter para ser e não ao contrário. Vivemos em uma sociedade de consumo onde quem tem mais, é melhor, convém mais. Não temos mais no Brasil um regime opressor governamental, como a ditadura. Em contrapartida, temos um poder coercivo subliminarmente, que a cada dia mais suprime a consciência coletiva e as faz viver em uma caverna invisível, acorrentados sem correntes. É isso.

    ResponderExcluir
  8. hola amigo!
    me gustó mucho este tema.....creo q hay q mirar siempre las cosas positivas de la vida mismo ella siendo brusca.....

    !!!!vive la vida y no dejes que la vida te viva!!!!

    ResponderExcluir