sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Procura-se gentileza.



Educação, sorriso, cordialidade, simpatia, bom humor e gentileza estão em falta no mercado.

Um simples bom dia é tão significativo assim? Surte algum efeito positivo se eu sorrir mais em meu trabalho? O bom humor é tão valioso a ponto de fazer a diferença em alguém?

Proponho uma breve reflexão acerca destas questões...

Estamos vivendo em um ritmo tão frenético que não nos damos mais conta da importância de valores simples, mas tão escassos hoje em dia.

Se algum desconhecido nos cumprimenta com alegria na rua ou nos agradece por algo que fizemos, a gente até estranha, alguns até desconfiam e pensam: "o que será que esta pessoa está querendo?" Pensar assim é um absurdo, mas é tão rara a gentileza nos tempos atuais, que quem a utiliza até se destaca, pois pessoas bem educadas, carinhosas e simpáticas são exceções nas ruas, nas empresas, nos convívios em geral.

É preciso que, de vez em quando, paremos e pensemos em como estamos agindo com os outros e se nossas atitudes são compatíveis com nossa verdadeira essência.

Sou sempre tachado de exagerado ou sensível demais, mas sem dúvida alguma prefiro ser assim ao jeito como muitos agem por aí...

Não vamos deixar que o stress, as tribulações e o nosso tempo reduzido nos transformem em seres humanos egoístas, mal humorados, grosseiros e frios, vivendo apenas por nós e agindo exclusivamente por nossos interesses.

Não nos deixemos envolver pela descrença no próximo, por mais impossível que isso possa soar, pois como sabiamente nos ensinou André Luiz / Chico Xavier: "Cada boa ação que você pratica é uma luz que você acende em torno dos próprios passos".

Vamos resgatar o que existe de melhor e de mais belo dentro de nós e exteriorizar coisas boas, positivas e edificantes. O mundo precisa disso.

Vamos fazer a diferença...

Do it - F.G.

5 comentários:

  1. Oi Vitório!!
    ^Tudo certo com vc?
    Felipão poético heim!!!
    Muito bem...
    Deus te abençoe...
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Oiii Fê...
    Chorei ao ler o seu texto, pois é td verdade o q vc disse e quem dera todos fossem assim... avida seria melhor, msm nas dificuldades, pois lutaríamos com mais força tendo um simples sorriso no rosto. Mto bonito msm.

    Beijos, Cá

    ResponderExcluir
  3. É verdade. O mundo esqueceu completamente das coisas mais simples que de fato fazem muito a diferença. Pensei que fosse só eu que pensasse assim... Certo dia estava com um amigo, e ao entrar no ônibus dei bom dia ao trocador como faço sempre. Não tive resposta. Agradeci e me sentei. Ao descer agradeci ao motorista e desejei um ótimo dia, também não tive resposta. Pensei comigo: 'será que todos hoje acordaram de mal humor?' - Meu amigo rindo de mim virou e disse: vc é engraçado, fika dando bom dia, agradecendo, pergunta se está tudo bem... e riu de mim. Para não haver desavenças, olhei dentro dos olhos dele e dei um leve sorriso e só disse uma coisa: eu aprendi a ser educado, mesmo que os outros não sejam. Enfim, cada um foi pro seu canto, e eu continuei meu dia sorrindo e aonde parava era um bom dia, boa tarde...tudo bem, como vai...
    De fato, as pessoas não estão nem aí mais pra educação. Muito triste isso infelizmente!

    - Excelente post fera! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lendo esse seu post passei a sentir muitissima vergonha do meu ultimo post =xx

    Obrigada pela caridade. =]

    ResponderExcluir
  5. oi concordo com vc,encontrei tua comunidade e por curiosidade fui dar uma olhada e achei muito interessante,realmente vc tem um bom conhecimento da vida.bjs jualende1@hotmail.com

    ResponderExcluir