quinta-feira, 8 de abril de 2010

Ser humano.


Fã incondicional que sou do Big Brother Brasil, não podia deixar passar em branco a 10ª edição do reality show mais envolvente da telinha (em minha opinião, é importante ressaltar).

Todo ano, aguardo ansiosamente pela estréia do programa, esperando conferir quais serão os "testados" da vez, qual será o foco em questão e também para notar o quanto a criatividade e a reinvenção são essenciais para o perfeito andamento de um projeto anual e de sucesso mundial.

Desculpem-me os que pensam que o BBB é a chamada "cultura inútil" e que não nos agrega nada. Discordo veementemente destas afirmações, pois, no meu ponto de vista, o reality trata-se de um árduo jogo de sobrevivência
, e também uma excelente análise de comportamento do ser humano, porque ao acompanhar os 03 meses de duração do programa, podemos constatar alguns pontos curiosos e até mesmo interessantes referente onde as pessoas são capazes de chegar em prol de um mesmo objetivo: trabalho em equipe; teste de auto controle e paciência, nível de força e resistência, amadurecimento involuntário, afastamento da realidade e da informação, processo de auto conhecimento e descoberta íntima, poder de mutação e respeito as diferenças.

E por falar em diferenças, esta edição apostou em estereótipos mais ricos em nuances e possibilidades e em comportamentos mais diversificados.
É impressionante constatar que não são somente os participantes que mudam. Quem assiste também muda o tempo todo. Hoje adoro quem ontem eu detestava e não torço mais agora para quem antes era o meu favorito.

Destacando a sempre eficaz e perspicaz edição do programa, cheia de armadilhas e favorecimentos, o BBB é um ótimo entretenimento para quem se interessa em estudar o outro; enxergar o poço de ambiguidades que são as pessoas e o quanto o ser humano é complexo e distinto, em constante evolução e transformação.

Mesmo não concordando com o desfecho do programa deste ano - para mim, a vitória de um cara como o Dourado representa um retrocesso no que diz respeito a preconceito, machismo e falta de educação - acredito que nunca é tarde para a gente mudar. Seja revendo valores, seja aprendendo com os outros ou tentando compreender as peculiaridades de cada um e até mesmo sabendo conviver em harmonia com as diferenças. Tudo isso é primordial para entendermos também a nós mesmos, nosso mundo interior com suas infinitas verdades e mentiras.

Growing - F.G.

7 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e pelo blog. =)

    ResponderExcluir
  2. Legal o texto Fê... Gostei...
    Pq vc não tenta entrar no próximo BBB?
    bjos
    Vanessa Ieiri

    ResponderExcluir
  3. Olá, resolvi te seguir, faz tempo que não nos falamos né! mas quero que saiba que gosto de como vc escreve... e Parabéns pq acho super dificil dizer abertamente o que sentimos e o que achamos sobre as coisas da vida. Bjo! Mi

    ResponderExcluir
  4. Legal Fê, adorei o post! tem gente mesmo que naum entende o pq gostamos tanto do BBB, mas tenho a certeza que se não fosse algo que me agregasse, eu com certeza não assistiria!
    É o ser humano em constante estudo!
    Bjos,
    Vane PG

    ResponderExcluir
  5. Opa!!!!!!!!!!!!!!!!!! Assino em baixoooooooooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olááá Fê. Adorei sei texto sobre o BBB. Realmente não podemos apenas julgar o programa, devemos analisa-lo como você fez.
    Mas, não concordo com tudo. O programa poderia ser muito mais interessante se houvessem pessoas mais interessantes. Mas, a maioria que participa parece apenas ter interesse em fama e dinheiro.
    A vulgaridade das mulheres me deu nojo e vergonha.
    Também questiono se as pessoas são 100% sinceras ou se reprimem suas emoções e sentimentos. Por exemplo o Cadu, eu achava ele legal até, mas ele não expressava nenhum tipo de emoção.
    Também não gostei que o Dourado ganhou. Estava torcendo para o Dicésar - adogooo ele!!!
    Pena...

    ResponderExcluir
  7. euu amooo bbb... uahuahuahauhahaha

    odeioo o douradoo queria que o dicesar ganhassee....

    aff nada a ver fernanda em segundoo!!

    bjoss fê ta lindo o blog

    ResponderExcluir