quarta-feira, 14 de julho de 2010

To love.


"Cada um viveu tanto quanto amou". (Leon Tolstói).

Eu decidi iniciar meu novo post no blog com esta intrigante frase do escritor russo que, em poucas palavras, conseguiu captar a maior essência da nossa existência: a expressão do amor e suas mais belas vertentes...

Amar a Deus, a nossa família (seja a carnal ou a escolhida como tal), aos nossos amigos, a natureza, aos animais, a vida em geral e esta rica oportunidade que todos temos de crescermos, aprendermos e fazermos a diferença, deixando um legado positivo e digno.

Abordando mais profundamente...E a beleza de amar os desconhecidos? E as pessoas difíceis que convivem conosco e até mesmo os nossos mais temidos "inimigos"? Tarefa simples? Muito longe disso...Fácil? Mil vezes não. Impossível? Isso também não é...As chances chegam até a gente dia após dia, basta prestarmos atenção aos mais sutis detalhes do nosso corrido cotidiano. Parar, analisar alguns minutinhos que seja. Amar faz um bem. Sorrir faz um bem. Ajudar alguém faz um bem...E como faz bem. Muito mais pra nós mesmos do que para os outros. O difícil é entender isso e muito mais ainda praticar isso dia após dia.

E quando amamos e não somos correspondidos? E quando fazemos demais e recebemos de menos? E quando nos doamos efetivamente e temos apenas uma parte disso de volta pra nós? Ai é que o negócio complica de vez...Sabe quando você se sente somente ajudando e poucas vezes ajudado? Dores, problemas, medos, angústias, etc, etc, todo mundo tem, mas tudo isso fica muito mais fácil e literalmente mais suave se for dividido...Compartilhado...Mas é aquele negócio: quando estamos bem e felizes, chovem amigos e companheiros de risadas, passeios e baladas. Mas, bastou você comentar que não está bem ou cogitar pedir ajuda que o povo some. Desaparece. Seria até engraçado se não fosse tão triste...

Feridas vêm e vão. Quando uma está prestes a cicatrizar, logo vem outra nova com sua dor sofrida. Dor esta, íntima de cada um...Sentimento seu, único e particular. Jamais alvo de críticas, julgamentos ou questionamentos, pois somente cada um sabe o que já passou na vida, o que vem passando e o que guarda no seu mais profundo ser.

Lição de casa para todos nós. Lápis e papel na mão. (Tentando brincar com algo sério e facilitando o complicado, rsrs). Somos seres individuais, com valores e anseios únicos de cada um. Levar a vida numa boa e não se sentir só, tentar entender os outros, auxiliar sempre e tentar não sofrer com os momentos de solidão são nossos grandes obstáculos. Ame agora mesmo. Por mais doloridos e cansados que possamos estar e por menos compreendidos que estivermos sendo.

Termino com um texto da grande conhecedora dos dilemas humanos: Clarice Lispector.

"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer."

Slowly bleeding... F.G.

5 comentários:

  1. Adorei o texto, ligando o amor ao seu cãozinho, pois esse é o que podemos dizer que é um sentimento puro...rs

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  2. É Fê ...nunca é fácil viver o amor...mas fazer o que quando se ama pra viver? ...rs

    Abração

    Parabéns pelo blog.
    Gus

    ResponderExcluir
  3. Oie Fê!!!
    Adorei o texto...
    Vc se lembrou de mim?
    Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Felipe... parabens voce disse tudo!

    otimo post senao o melhor na minha opnião!
    se cuida saudades!

    ResponderExcluir
  5. Passando pela primeira vez aqui e não poderia deixar de comentar nesse blog extremamente culto e transparente.
    Muito bom mesmo. Está de parabéns cara!
    Desejo muito sucesso e será sempre um prazer ler um post seu!
    Grande abraço & Boa noite!

    ResponderExcluir